quarta-feira, 7 de maio de 2008

REGRAS DA ABNT




ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – Órgão responsável pela normalização técnica, e fornece a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.


->> MODELO DE RELATÓRIO USANDO AS NORMAS DA ABNT

1. CONCEITO DE RELATÓRIO
"É a esposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, gráficos, estatísticas e outros." (UFPR, 1996)

2. OBJETIVOS
De um modo geral, podemos dizer que os relatórios são escritos com os objetivos:
divulgar os dados técnicos obtidos e analisados;
registrá-los em caráter permanente.

3. TIPOS DE RELATÓRIOS
Os relatórios podem ser dos seguintes tipos:
técnico-científicos;
de viagem;
de estágio;
de visita;
administrativos;
e fins especiais.

4. RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
É o documento original pelo qual se faz a difusão da informação corrente, sendo ainda o registro permanente da informações obtidas. É elaborado principalmente para descrever experiências, investigações, processos, métodos e análises.

5. FASE DE UM RELATÓRIO
Geralmente a elaboração do relatório passa pelas seguintes fases:
a) plano inicial: determinação da origem, preparação do relatório e do programa de seu desenvolvimento;
b) coleta e organização do material: durante a execução do trabalho, é feita a coleta, a ordenção e o armazenamento do material necessário ao desenvolvimento do relatório.
c) redação: recomenda-se uma revisão crítica do relatório, considerando-se os seguintes aspectos: redação (conteúdo e estilo), següência das informações, apresentação gráfica e física.

6. ESTRUTURA DO RELATÓRIO TÉCNICO-CIENTÍFICO
Os relatórios técnico-científicos constituem-se dos seguintes elementos:
6.1 Capa
Deve conter os seguintes elementos:
Nome da organização responsável, com subordinação até o nível da autoria;
Título;
Subtítulo se houver;
Local;
Ano de publicação, em algarismo arábico.
6.2 Falsa folha de rosto
Precede a folha de rosto. Deve conter apenas o título do relatório.
6.3 Verso da falsa folha de rosto
Nesta folha elabora-se padronizadamente, a "Ficha catalógráfica" (solicite auxílio ao Bibliotecário da sua área, para a confecção da mesma).
6.4 Errata
Lista de erros tipográficos ou de outra natureza, com as devidas correções e indicação das páginas e linhas em que aparecem. É geralmente impressa em papel avulso ou encartado, que se anexa ao relatório depois de impresso.
6.5 Folha de rosto
É a fonte principal de identificação do relatório, devendo conter os seguintes elementos:
a) nome da organização responsável, com subordinação até o nível de autoria;b) título;c) subtítulo, se houver;d) nome do responsável pela elaboração do relatório;e) local;f) ano da publicaçào em algarismos arábicos
6.6 Sumário
Denominado Contents em inglês, Table des Metières em francês, Contenido em espanhol, é a relação dos capítulos e seções no trabalho, na ordem em que aparecem. Não deve ser confundido com:
a) índice: relação detalhada dos assuntos, nomes de pessoas, nomes geográficos e outros, geralmente em ordem alfabético;
b) resumo: apresentação concisa do texto, destacando os aspectos de maior interesse e importância;
c) listas: é a enumeração de apresentação de dados e informação (gráficos, mapas, tabelas) utilizados no trabalho.
6.7 Listas de tabelas, ilustrações, abreviaturas, siglas e símbolos
Listas de tabelas e listas de ilustrações são as relações das das tabelas e ilustrações na ordem em que aparecem no texto.As listas têm apresentação similar a do sumário. Quando pouco extensas, as listas podem figurar sequencialmente na mesma página.
6.8 Resumo
Denominado Resumé em francês, Abstracts em inglês, Resumen em espanhol, é a apresentação concisa do texto, destacando os aspectos de maior importância e interesse. Não deve ser confundido com Sumário, que é uma lista dos capítulos e seções. No sumário, o conteúdo é descrito pôr títulos e subtítulos, enquanto no resumo, que é uma síntese, o conteúdo é apresentado em forma de texto reduzido.
6.9 Texto
Parte do relatório em que o assunto é apresentado e desenvolvido. Conforme sua finalidade, o relatório é estruturado de maneira distinta.O texto dos relatórios técnico-científicos contém as seguintes seções fundamentais:
a) introdução: parte em que o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes.
b) desenvolvimento: parte mais extensa e visa a comunicar os resultados obtidos.
c) resultados e conclusões: consistem na recapitulação sintética dos resultados obtidos, ressaltando o alcance e as conseqüências do estudo.
d) recomendações: contêm as ações a serem adotadas, as modificações a serem feitas, os acréscimos ou supressões de etapas nas atividades.
6.10 Anexo (ou Apêndice)
É a matéria suplementar, tal como leis, questionários, estatísticas, que se acrescenta a um relatório como esclarecimento ou documentação, sem dele constituir parte essencial. Os anexos são enumerados com algarismos arábicos, seguidos do título.
Ex.: ANEXO 1 - FOTOGRAFIAS...... ANEXO 2 - QUESTIONÁRIOS
A paginação dos anexos deve continuar a do texto. Sua localização é no final da obra.
6.11 Referências bibliográficas
São a relação das fontes bibliográficas utilizadas pelo autor. Todas as obras citadas no texto deverão obrigatoriamente figurar nas referências bibliográficas.A padronização das referências é seguida de acordo com a NBR-6023/ago.1989 da ABNT - Associação Brasileira de Normas Técncias. Algumas pessoas, utilizam as normas americanas da APA - American Psychological Association, diferenciando-se uma da outra em alguns aspectos da estruturação.
6.12 Apresentação gráfica
Modo de organização física e visual de um trabalho, levando-se em consideração, entre outros aspectos, estrutura, formatos, uso de tipos e paginação.
6.13 Negrito, grifo ou itálico
São empregados para:
a) palavras e frases em língua estrangeira;b) títulos de livros e periódicos;c) expressões de referência como ver, vide;d) letras ou palavras que mereçam destaque ou ênfase, quando não seja possível dar esse realce pela redação;e) nomes de espécies em botânica, zoologia (nesse caso não se usa negrito);f) os títulos de capítulos (nesse caso não se usa itálico).
6.14 Medidas de formatação do relatório
Margem superior:............ 2,5 cm
Margem inferior:.............. 2,5 cm
Margem direita:............... 2,5 cm
Margem esquerda:............3,5 cm
Entre linhas (espaço):........1,5 cm
Tipo de letra..................... Times New Roman ou outro tipo de letra serifada(
1)
Tamanho de fonte:............12
Formato de papel:.............A4 (210 X 297 mm)

7. CONCLUSÃO
Deixamos neste trabalho sugestões para procedimentos na apresentação de trabalhos técnico-científicos, principalmente o Relatório.Entre os trabalhos publicados existentes na área, a divulgação deste roteiro ou manual, incorpora-se ao mundo eletrônico da Internet, o que vem possibilitar o acesso à consulta e até mesmo impressão de cópias, auxiliando aos iniciantes e veteranos pesquisadores, no aperfeiçoamento da padronização de seus relatórios, aproximando-se ao formato padrão exigido e aplicado na área de Metodologia da Pesquisa Científica.De outra forma, encontramos dificuldade na apresentação padronizada dos documentos extraídos da Internet que necessitam de tratamento bibliográfico obedecendo aos padrões pré-estabelecidos, como os citados anteriormente, ABNT e APA.Buscando facilitar, colocamos sites disponíveis na Internet que favorecem a organização das referências bibliográficas junto a cada tipo de documento indicado na pesquisa (principalmente os eletrônicos) e que não são indicados em manuais impressos.Finalizando, pretendemos conforme as possibilidades, disponibilizar todas as fontes de informação para elaboração de trabalhos acadêmicos, em formato eletrônico pela Internet.


NORMAS DA ABNT 1>> DOWNLOAD
NORMAS DA ABNT 2>> DOWNLOAD
NORMAS DA ABNT 3>> DOWNLOAD
NORMAS DA ABNT 4>> DOWNLOAD

Nenhum comentário: